Alfabetização (módulo I)

A alfabetização é um processo que se inicia desde muito cedo e que nos acompanha ao longo da vida. Afinal, quando começa esse processo? O que é ser alfabetizado? Qual o papel da escola e da família nesse processo?

O objetivo desse curso é refletir sobre as práticas de leitura e escrita no percurso da Educação Infantil e Fundamental I, dentro de uma perspectiva construtivista e sociointeracionista que acredita na potência da criança enquanto produtora de cultura e saberes.

Daniela Mello é pedagoga, psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e neurociências aplicada à aprendizagem pela PUC-Rio e UFRJ. Mais de 20 anos de experiência em educação infantil e fundamental I. Atualmente atua como gestora pedagógica da escola Pedra da Gávea e formadora de professores e estagiários.

 

Programa

Metodologias e concepções teóricas na história da educação brasileira
A psicogênese da língua escrita , contribuições de Emilia Ferreiro - a teoria que sustenta a prática
Práticas de leitura e escrita - o cotidiano da escola. situações e reflexões sobre a sistematização da língua, do planejamento a avaliação.
A organização social da classe - os diferentes agrupamentos e o trabalho diversificado

Metodologia

Apresentaremos situações de planejamento, avaliação e manutenção do trabalho que favorecem um olhar mais amplo do professor para a estruturação de Sequências Didáticas e Projetos.

Dia 16 de março
De 8h30 às 16h45

8h30: coffee e credenciamento
9h às 12h: curso
12h às 13h30: almoço
14h às 16h30: curso
16h30 às 16h45: avaliação e considerações finais

Agende-se

Daniela Mello

(21) 99467-3629